Inicio

A vida familiar

Crescimento Espiritual

Sexualidade

A igreja

Ensino Bíblico

Links

     

Mapa do site

 Amor Perfeito blog

Quem somos nos?

Contacte-nos

 

Os cinco linguagens de amor

 

Apaixonamos por alguém! Os nossos sentimentos são tão fortes e queremos fazer tudo para agradar ao outro. Não somos conscientes dos seus defeitos e fraquezas e estamos convencidos que vai ser sempre assim.

Na realidade, depois de um tempo de estarmos apaixonados (talvez dois anos), os nossos sentimentos mudam. Começamos a ver coisas no nosso cônjuge que nos irritam, e não estamos dispostos a fazer tudo que ele quer. Pelo contrario, é difícil agradar ao outro quando não queremos.
 

Como é possível manter o amor quando os sentimentos já foram embora?

Todos nós queremos amar e ser amados, compreender mais sobre as nossas necessidades e as do nosso cônjuge, e aprender a amar um ao outro melhor.


De facto, as pessoas são muito diferentes na maneira em que mostram amor e na maneira em que querem ser amados. Talvez você seja uma pessoa que se sente amada quando o seu cônjuge comunica o seu amor através de palavras, mas talvez o seu parceiro não percebe isto e a maneira em que ele comunica o seu amor e através de a ajudar em casa ou com os filhos. Se os dois perceberem o que é importante para o outro, isto vai ajudar o casamento.

Vasos vazios

Emocionalmente todos nós somos como vasos vazios que precisam de ser preenchidas com amor, mas somos preenchidos em maneiras diferentes. Para uma pessoa, receber flores e prendas vai preencher a sua necessidade de amor. Para outra pessoa, intimidade física significa que é amado. Basicamente as pessoas sentem-se amadas através de uma ou várias das seguintes maneiras:
 

1. palavras de afirmação;
2. ajuda prática por parte do cônjuge;
3. prendas, flores etc.;
4. intimidade física;
5. passar tempo a sós com o cônjuge.
 


Por que não falar com o seu cônjuge e tentar descobrir o que você pode fazer para ele sentir-se amado por si, e o que ele pode fazer para você sentir-se amada por ele?
 

Pode comprar o livro
'As cinco linguagens de amor'
(por Gary Chapman) na livraria
Núcleo
 



voltar à Vida Familiar