Com Cristo

....ajuda para crescer na vida cristã

  1. Inicio
  2. A Vida Familiar
  3. Crescimento Espiritual
  4. Sexualidade
  5. Perguntas Frequentes
  6. Contacte-nos

 

 

o que é A fé verdadeira


A fé necessária no inicio da nossa caminhada com Deus.

 A fé verdadeira que é preciso para começar um relacionamento pessoal e íntimo com Deus é:

1. Acreditar que Deus existe, e que Ele é o criador de todas as coisas. Sem fé é impossível agradar a Deus e a fé é razoável, porque existam muitas provas da existência de Deus.

2. Acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus e tem autoridade final em todos os assuntos de doutrina e fé.

3. Acreditar nas verdades bíblicas acerca de Jesus Cristo, Deus, de si próprio, do mundo, e da salvação. Isto implica compreensão do ensino da Bíblia sobre determinados assuntos porque fé tem de estar baseada na Palavra de Deus.

4. Não é só crer certas coisas, mas sim, e um elemento activo de confiar pessoalmente na pessoa de Jesus, ou seja, crer na fidelidade, no poder e na Sua capacidade para lhe perdoar, cuidar e amar.

5. Acreditar que Jesus, sendo Deus em forma humana, morreu para pagar pelos pecados da humanidade e que através do Seu sangue podemos receber perdão dos nossos pecados (salvação) e o dom do Seu Espírito Santo.

6. A fé para a salvação está baseada em Jesus e não na igreja, nem nos sacramentos. Temos que confiar totalmente em Jesus e naquilo que Ele tem feito por nós na cruz.

7. Temos que acreditar que Jesus nos aceita tal e qual como somos por causa do seu sacrifício no nosso lugar e que não podemos fazer nada para ganhar mérito e obter salvação pelas nossas próprias obras. Salvação é um dom de Deus e é preciso recebê-la pela fé.

A vida da fé:

Uma vez que tenhamos recebido o dom de salvação pela fé, temos que andar diariamente nesta mesma fé.

1. A fé começa com uma expectativa de que tudo de que Deus fala se vai cumprir. Quando temos a firme expectativa sobre o que Deus fala na Bíblia sobre o nosso destino futuro e o futuro deste mundo, podemos começar a ter fé nas coisas mais pequenas. Se não temos fé nas coisas espirituais que a Bíblia nos ensina, vai ser difícil ter fé no dia-a-dia.

2. A fé vê o invisível, sendo consciente da realidade espiritual à nossa volta. Quando deixamos de crer no invisível, a nossa esperança morre. A base de fé é os dois ingredientes da esperança e a consciência espiritual.

3. A fé não é um optimismo ingénuo que não olha à realidade. Temos de olhar para os problemas mas ao mesmo tempo temos de aprender a entregá-los nas mãos de Deus e confiar que Ele os resolverá. Fé foca a nossa atenção em Deus, que tudo pode.

4. A fé não é presunção, isto é pegar num princípio geral e aplicá-lo a qualquer situação, como por exemplo, deixar de tomar medicamentos porque queremos ser curado por Deus. A pessoa presunçosa tenta exigir que Deus faça aquilo que ela quer, em vez de procurar ouvir a Sua palavra específica para a situação em causa.

5. A nossa fé não pode crescer se não ouvimos a Palavra de Deus. Romanos 10.17 diz: ‘De sorte que a fé vem pelo ouvir e a ouvir pela palavra de Deus.’

6. A fé envolve confiança em Deus em vez de racionalizar os problemas com as nossas próprias mentes ou de tentar compreender como a fé funciona.

7. Deus prova a nossa fé para ver se é genuína e sincera, e se os nossos motivos sãos bons.

8. A fé é prática porque resulta. Deus recompensa a fé verdadeira que é activa e dinâmica. Não desistamos em oração até que recebamos o que pedimos.
 

Impedimentos da fé:

1. Amigos incrédulos que provocam medo a fim de paralisar o crente.
2. Circunstâncias desencorajadores.
3. Frieza ou falta de simpatia na igreja.
4. Pessoas que zombam da nossa fé.
5. Demora divina ou medo que Deus não vai responder ao nosso pedido.
6. Teimosia em não obedecer a Deus.
7. Uma mente analítica demais.
8. Uma personalidade que preocupa demais.
9. Prestando atenção às mentiras do diabo.
10.Negligencia em leitura Bíblica e oração.
11.Desilusão, magoas, ou falta de perdão.
12. Opressão do diabo.
13. Focando obcecadamente em nossos problemas.


Coisas que aumentam a fé:

1.Leitura (e até decorar versículos) da Bíblia diariamente.
2.Oração activa a Deus.
3.A certeza que Deus o ama.
4.Lembrando experiências passadas de quando Deus tem respondido a sua fé.
5.Testemunhos dos outros de respostas à oração.
6.Ambiente positiva de fé na igreja.
7.Louvor através de cânticos que focam na majestade, grandeza, misericórdia, amor e graça de Deus.
 

voltar ao Crescimento espiritual

voltar ao topo
 

  1. Início
  2. Mapa do site
  3. Quem somos nós?