Inicio

A vida familiar

Crescimento Espiritual

Sexualidade

A igreja

Ensino Bíblico

Links

     

Mapa do site

    Amor Perfeito blog

Quem somos nos?

Contacte-nos

 

A fé

voltar ao Crescimento Espiritual

 

A fé necessária para começar a ter um bom relacionamento com Deus:

A fé verdadeira que é preciso para começar um relacionamento pessoal e íntimo com Deus é:

1. Acreditar que Deus existe, e que Ele é o criador de todas as coisas. Sem fé é impossível agradar a Deus e a fé é razoável, porque existam muitas provas da existência de Deus.
 
2. Acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus e tem autoridade final em todos os assuntos de doutrina e fé.

3. Acreditar nas verdades bíblicas acerca de Jesus Cristo, Deus, de si próprio, do mundo, e da salvação. Isto implica compreensão do ensino da Bíblia sobre determinados assuntos porque fé tem de estar baseada na Palavra de Deus.

4. Não é só crer certas coisas, mas sim, e um elemento activo de confiar pessoalmente na pessoa de Jesus, ou seja, crer na fidelidade, no poder e na Sua capacidade para lhe perdoar, cuidar e amar.

5. Acreditar que Jesus, sendo Deus em forma humana, morreu para pagar pelos pecados da humanidade e que através do Seu sangue podemos receber perdão dos nossos pecados (salvação) e o dom do Seu Espírito Santo.

6. A fé para a salvação está baseada em Jesus e não na igreja, nem nos sacramentos. Temos que confiar totalmente em Jesus e naquilo que Ele tem feito por nós na cruz.

7. Temos que acreditar que Jesus nos aceita tal e qual como somos por causa do seu sacrifício no nosso lugar e que não podemos fazer nada para ganhar mérito e obter salvação pelas nossas próprias obras. Salvação é um dom de Deus e é preciso recebê-la pela fé.

 

A vida da fé:

Uma vez que tenhamos recebido o dom de salvação pela fé, temos que andar diariamente nesta mesma fé.

A fé começa com uma expectativa de que tudo de que Deus fala se vai cumprir. Quando temos a firme expectativa sobre o que Deus fala na Bíblia sobre o nosso destino futuro e o futuro deste mundo, podemos começar a ter fé nas coisas mais pequenas. Se não temos fé nas coisas espirituais que a Bíblia nos ensina, vai ser difícil ter fé no dia-a-dia.

A fé vê o invisível, sendo consciente da realidade espiritual à nossa volta. Quando deixamos de crer no invisível, a nossa esperança morre. A base de fé é os dois ingredientes da esperança e a consciência espiritual.

A fé não é um optimismo ingénuo que não olha à realidade. Temos de olhar para os problemas mas ao mesmo tempo temos de aprender a entregá-los nas mãos de Deus e confiar que Ele os resolverá. Fé foca a nossa atenção em Deus, que tudo pode.

Não é presunção, isto é pegar num princípio geral e aplicá-lo a qualquer situação, como por exemplo, deixar de tomar medicamentos porque queremos ser curado por Deus. A pessoa presunçosa tenta exigir que Deus faça aquilo que ela quer, em vez de procurar ouvir a Sua palavra específica para a situação em causa.

A nossa fé não pode crescer se não ouvimos a Palavra de Deus. Romanos 10.17 diz: ‘De sorte que a fé vem pelo ouvir e a ouvir pela palavra de Deus.’

A fé envolve confiança em Deus em vez de racionalizar os problemas com as nossas próprias mentes ou de tentar compreender como a fé funciona.

Deus prova a nossa fé para ver se é genuína e sincera, e se os nossos motivos sãos bons.

A fé é prática porque resulta. Deus recompensa a fé verdadeira que é activa e dinâmica. Não desistamos em oração até que recebamos o que pedimos.



Impedimentos da fé:

1. Amigos incrédulos que provocam medo a fim de paralisar o crente.

2. Circunstâncias desencorajadores.

3. Frieza ou falta de simpatia na igreja.

4. Zombadores.

5. Demora divina ou medo que Deus não vai responder ao nosso pedido.

6. Teimosia em não obedecer a Deus.

7. Uma mente analítica demais.

8. Uma personalidade que preocupa demais

9. Prestar atenção às mentiras do diabo.

10. Negligencia em leitura Bíblica e oração.

11. Desilusão, magoas, ou falta de perdão.

12. Opressão do diabo.

13. Focando obcecadamente em nossos problemas.



Coisas que aumentam a fé:

1. Leitura (e até decorar versículos) da Bíblia diariamente.

2. Oração activa a Deus.

3. A certeza que Deus o ama.

4. Lembrando experiências passadas de quando Deus tem respondido a sua fé.

5.Testemunhos dos outros de respostas à oração.

6. Ambiente positiva de fé na igreja.

7. Louvor através de cânticos que focam na majestade, grandeza, misericórdia, amor e graça de Deus.